O ano de 2020 não tem sido fácil, e neste período de quarentena percebemos o quão importante é ter uma boa saúde e um bom preparo físico. Afinal, para encarar o “novo normal” e as mudanças que devem vir para o mundo pós-pandemia, nada é mais primordial que manter-se em dia com as necessidades do seu corpo. Por isso, a saúde para o novo normal é um tema que merece redobrada atenção.
Durante a quarentena causada pelo COVID-19, temos que fazer o máximo possível para reduzir as chances de contágio e também para reduzir os danos que a doença pode causar no nosso organismo.
Manter-se em dia não é apenas possuir corpos malhados e bem definidos , mas sim de fortalecer seu organismo da maneira mais adequada e correta. É dessa forma, bem de saúde, que você estará melhor preparado para qualquer adversidade que possa surgir.
O primeiro passo é tentar não fazer parte dos chamados “grupos de risco” , ou seja,
aqueles grupos de pessoas que possuem comorbidades associadas a maiores chances de ter complicações não apenas em caso de infecção pelo Coronavírus, mas ao longo da vida como um todo. Fazem parte deste grupo as pessoas com:
Algumas dessas condições realmente podem ser dificilmente revertidas, como pressão alta, porém a grande maioria destas condições pode ser amenizada com a prática correta de exercícios - neste caso, desenhados especialmente para cada condição. Algumas, como insuficiência cardíaca, podem ser completamente revertidas ou eliminadas.
Isso significa que você deve ter um corpo atlético e definido em específico? A resposta é não! Porém, ao trazer para a sua vida a rotina de se exercitar, seja em casa, numa academia (quando permitido) ou até mesmo com um simples caminhada, você já estará ajudando bastante na manutenção da sua saúde.
Uma rotina de treinos não te deixa imune ao novo vírus, porém é ideal quando falamos sobre sistema imunológico. Afinal, cientistas e estudiosos são basicamente unânimes quanto ao fato de que uma rotina regular de treinos e exercícios físicos ajuda em muito a melhorar o sistema imunológico.
A resposta do organismo a ataques e doenças em um corpo saudável é muito melhor. Isto porque a prática de exercícios aumenta o número de linfócitos - células do sistema imunológico que atuam com a função de defender o organismo de agentes desconhecidos.
Segundo a Scientific Eletronic Library Online, os linfócitos são os responsáveis por eliminar e neutralizar as células infectadas por vírus e bactérias.
Fonte (https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0482-50042010000500008)
Existem diversos benefícios em manter uma rotina saudável de exercícios, especialmente em uma situação tão inesperada quanto essa. Agora, se você não faz parte das pessoas que praticam atividades físicas, não é preciso se desesperar: você pode mudar sua vida hoje mesmo! Por quê não?
Comece uma dieta balanceada, aumente sua prática de atividades físicas (sempre respeitando as regras da OMS, com isolamento social, uso de máscara, evitando aglomerações) e trace metas para você mesmo.
Com certeza você trará diversas melhorias para a sua saúde e bem estar. Além de reforçar o seu sistema imunológico, exercitar-se também evita problemas cardíacos e respiratórios, prolongando ainda mais seus anos de vida.
E lembre-se, o acompanhamento profissional é sempre recomendado para obter os melhores resultados.
Gostou? Siga o Luccas Arruda nas redes sociais e confira outras matérias do nosso blog, com várias dicas para uma vida mais saudável!