Quem já teve COVID pode treinar?

11 de fevereiro de 2021

Você já teve COVID? Algum parente ou amigo já tiveram a doença, e agora estão melhores? Pois bem, se este é o seu caso e você ainda tem dúvidas, saiba que você não está sozinho. Afinal, quem já teve COVID pode treinar livremente? Quais são os cuidados ao retornar aos treinos?

Estas são perguntas ainda sem uma resposta definitiva, por se tratar de um assunto novo e atual. Ainda assim, o que podemos saber, segundo as principais notícias do assunto, é que existem sérios riscos que estão sendo associados ao fato de alguém já ter vencido a doença e voltar a fazer exercícios cardiorrespiratórios. O assunto é bastante importante, então leia este post até o fim para entender melhor.

O que pode acontecer?

Um dos principais aspectos que precisam ser vistos com cuidados é o coração. Segundo alguns estudos, até os casos mais leves podem prejudicar o sistema cardiovascular no longo prazo, e os prejuízos somente serão percebidos quando se começa a exigir novamente do corpo, ou seja, quando vc decide retomar os exercícios. Várias pessoas desenvolveram miocardite, uma condição que pode gerar arritmias e até a morte súbita, especialmente durante a prática de atividades físicas.

As pessoas que correm mais risco de ter problemas de longo prazo são aquelas que tiveram a forma mais severa da doença, e quase um em cada quatro pessoas que foram hospitalizadas desenvolveram lesão cardíaca aguda.

Já tive COVID, e agora?

O que fazer, então? Se você, algum parente ou amigo já tiveram a doença e pensam em voltar, a dica mais importante é ter o máximo de cuidado e procurar orientação médica. O cardiologista é o especialista mais recomendado, e ele provavelmente vai solicitar exames e testes para avaliar sua condição.

Esta matéria do Globo Esporte explica bem a atenção que o assunto merece. Em resumo: quem teve COVID pode treinar com segurança apenas se houver liberação de um profissional de saúde, e de acordo com a intensidade com que você foi acometido, será necessário mais que um período de descanso, e sim exames e tratamentos específicos para o caso de ter alguma sequela decorrente da doença!

Agora, se você ainda não teve COVID e quer saber se pode voltar a treinar após ter sido vacinado contra a doença, eu falo deste assunto aqui neste outro post. Confira lá!

O que as pessoas sentem?

Ainda existem muitas questões a serem respondidas, e o entendimento do assunto melhora a cada dia, mas os principais problemas relatados por quem já teve COVID são referentes ao processo inflamatório que a doença desencadeia no organismo. Em cada órgão afetado isto pode trazer sequelas específicas.

No coração, os problemas começam com dor no peito e palpitação, cansaço excessivo, arritmia e até lesão cardíaca aguda, especialmente quando exigidos demais – como é o caso de fazer exercícios físicos. Em casos de miocardite, o descanso necessário pode ser de meses até o tratamento estar completo.

Nos pulmões, o mal se espalha por todo o órgão, chegando até a inflamação dos alvéolos, levando a edemas pulmonares e ainda existe a possibilidade da COVID afetar rins, intestino, fígado e até o cérebro!

Alerta médico

No fim das contas, o melhor a fazer e ter bastante cuidado e não voltar de uma vez, muito menos sem o acompanhamento de profissionais. Se for possível, vale a pena pedir para o médico solicitar exames cardiorrespiratórios e fazer um check-up geral antes de retornar aos treinos. Já disse e repito: quem já teve COVID pode treinar sem preocupações apenas com a liberação de um profissional, e isso provavelmente vai acontecer somente após alguns exames.

Observe bem o seu corpo, e nunca pense em retornar se ainda tiver qualquer sinal de cansaço, dificuldade para respirar, tosses ou ficar ofegante, além de dor de qualquer tipo, ou alguma sensação fora do normal, como estar mais cansado que o esperado.

E caso sinta-se mal, procure atendimento imediato!

Para mais dicas de saúde, alimentação e treinos, continue a seguir a gente nas redes sociais e também aqui no Blog. Grande abraço!