Essa pergunta há tempos intriga entusiastas dos esportes, atletas e apaixonados por diferentes modalidades, com alguns sempre defendendo mais uma atividade que outra. Alguns afirmam o esporte mais completo certamente é um dos esportes aeróbicos, outros que são as lutas marciais, alguns apostam em modalidades especificas, e há até quem diga que o futebol é a paixão nacional justamente por isso.
A resposta é um belo SIM! Existe uma atividade que pode ser de fato considerada “o esporte mais completo” de todos: é a Natação.
Se formos considerar os conjuntos musculares sobre os quais atua, em suas diferentes modalidades, a natação é capaz de cobrir todo o corpo de forma bastante equilibrada e distribuída. O esporte também é inclusivo para todos os tipos físicos, permitindo exercícios intensos, moderados ou leves, de acordo com a condição física do participante.
Não é à toa que a natação é muito usada nas fisioterapias e reabilitações.
Quanto às lesões, tem mais vantagens. Ela não é praticada no solo, o que elimina os riscos de impactar as juntas e articulações.
Portanto, se você já pratica a Natação, saiba que esta é uma ótima escolha, e considerada por muitos especialistas como o esporte mais completo que existe.
Uma outra modalidade esportiva que pode ser considerada do time dos esportes mais completos é o Triátlon, pois combina todas as vantagens da Natação com a corrida e o ciclismo, adicionando ainda mais trabalho aeróbico e intensidade ao treino de pernas.
Ainda que ele não ofereça impactos na hora do ciclismo (este próprio um forte concorrente quanto ao mais “completo” dos esportes), na parte da corrida ele exige mais das articulações, o que aumenta o risco de lesões.
Outro esporte de alta intensidade e bem distribuído é o remo. Sobre este, uma curiosidade: muitas vezes a maior parte da força não está nos braços, mas no conjunto pernas+abdome, que vão gerar a verdadeira força de impulsão do barco.
Muitos fazem a afirmação de ser “completo” também para o Tênis, mas a verdade é que este esporte também tem suas limitações. Apesar de trabalhar bem tanto membros inferiores quanto superiores, o tênis tem a desvantagem de trabalhar apenas um lado do tronco, já que os atletas não são ambidestros nem precisam usar (e não usam) a raquete de forma igual nas duas mãos. Além disso, a movimentação típica do tênis pode sobrecarregar ombros, joelhos e quadris.
Já futebol, que é o “esporte predileto dos brasileiros”, de acordo com muitos, também tem suas limitações. Além de ser um jogo coletivo, com alto risco de impactos, choques entre jogadores e lesões (algumas bastante sérias), ele trabalha essencialmente os membros inferiores, apenas.
Por outro lado, é extremamente democrático e pode ser jogado em qualquer lugar, não é mesmo? Ou seja, mesmo não sendo o esporte mais completo de todos, é certamente aquele que ocupa um lugar especial na vida de muitos brasileiros.
Tanto faz se a sua atividade predileta é o esporte mais completo, como a natação, ou se trabalha apenas algumas partes do corpo. Se você gosta, inclua ela em sua rotina de exercícios.
E se você pretende praticar qualquer um destes, não esqueça de começar com cuidado e, sempre que possível, manter algum nível de acompanhamento profissional, para garantir não só o cuidado na hora de fazer o treino, mas também para avaliar e orientar adequadamente seu condicionamento e sua evolução no seu esporte preferido.
E você? Pratica algum esporte que adora e gostaria de saber mais como ele trabalha a sua musculatura, resistência e condicionamento físico? Então escreva para mim aqui no blog ou mande uma mensagem direta no nosso Instagram que eu aproveito para falar mais dele aqui no blog e também nas Stories do Instagram!
Grande abraço!