Outubro Rosa e Novembro Azul: saiba como prevenir o câncer de mama e de próstata

26 de outubro de 2022

Os meses de outubro e novembro, respectivamente, são destinados à conscientização e identificação precoce do câncer de mama e de próstata. O primeiro é mais comum em mulheres e responde pela principal causa de morte delas no Brasil. Estima-se que o país, em 2021, contou com 65 mil novos casos aproximadamente.

Já o outro, ocupa a vice-liderança em termos de incidência nos homens, permanecendo na mesma posição quando falamos em taxa de mortalidade, atrás apenas do câncer de pulmão. Uma recente matéria publicada pela Agência Brasil indica que o território nacional registra mais ou menos 44 mortes por dia pela doença. 

A doença, não importa o local, é caracterizada pelo crescimento desordenado de células, que podem atingir tecidos e órgãos que estão ao redor. Por ter um comportamento agressivo, é necessário ser diagnosticado rapidamente para maior efetividade do tratamento e otimização das chances de cura.

Sendo assim, ficar atento aos sinais emitidos pelo corpo e espalhar o conhecimento são o melhor remédio para evitar o desenvolvimento da enfermidade. Além disso, ter uma vida com hábitos saudáveis ajuda bastante na prevenção.

Quer dicas do que você pode fazer? Então, vamos pra cima e leia o texto até o fim.

Dados sobre o câncer de mama e de próstata

Galera, antes de entrar nas dicas de prevenção, é importante ter um panorama, baseado em dados sobre a incidência do câncer. O Instituto Nacional do Câncer (Inca) é uma excelente fonte para isso.

De acordo com a entidade, em todo o planeta foram estimados 2,3 milhões de novos casos em mulheres, o que significa cerca de 25% das neoplasias. Quando falamos do público masculino, a entidade calcula que entre 2020 a 2022, apareçam 65,8 mil ocorrências novas. 

Exercícios físicos: um forte aliado na prevenção contra o câncer

A prática de atividade física é chave para a prevenção de muitos problemas. Isso porque ajuda na liberação e regulagem de hormônios, diminui a quantidade de substâncias nocivas ao nosso organismo, melhora a nossa qualidade de vida e muito mais.

Por essas e outras razões, exercitar-se é um dos métodos de prevenção de neoplasias. Um estudo divulgado pelo Cref-RJ (Conselho Regional de Educação Física), realizado pelo American Cancer Society (ACS), mostra que o risco de desenvolvimento do câncer de mama em mulheres ativas é de 10 a 20% menor do que em inativas.

Outra análise, divulgada pelo Cref- PE, mostra que a chance do desenvolvimento da doença localizada na próstata, em homens, cai para 10 a 30% com o não sedentarismo. Além disso, quando os pacientes estão em tratamento, a resposta do organismo é otimizada.  

Tenha uma alimentação saudável

Não é segredo para ninguém que a obesidade é fator de risco para muitas enfermidades, não é galera? Hipertensão, Acidente Vascular Cerebral (AVC), infarto, aumento de gordura no fígado, diabetes e muito mais.

Sendo assim, a alimentação saudável é uma grande aliada na prevenção de problemas de saúde. Evitar embutidos — contém várias substâncias nocivas — e industrializados, optando por refeições naturais é uma ótima pedida para manter-se em dia com a sua saúde e evitar dores de cabeça maiores. 

Atente-se aos sinais do corpo

Como falamos lá no início, uma das melhores formas de prevenção é a informação. Com o conhecimento em mãos, ou na mente, você consegue identificar alguns sinais e conscientizar os que estão à sua volta.

Por isso, mulheres, observem:

  • Se há nódulos palpáveis ao redor da mama ou nas axilas,
  • Com a presença de secreção aquosa ou sanguinolenta nos mamilos.
  • Alteração na pele do seio (aparência de casca de laranja).

Já para os homens é preciso chamar atenção para

  • Micção frequente.
  • Sangue na urina.
  • dificuldade para urinar.

O conteúdo foi útil para você? Me acompanhe no Instagram, lá tem bastante conteúdo legal de vários campos do conhecimento. Você também pode usar a rede social para entrar em contato comigo. Se preferir há também o WhatsApp.
Você sabia que agora também ofereço a possibilidade de treino online? Conheça um pouco mais dos benefícios acessando: 3 grandes vantagens do treino online.