O educador físico Luccas Arruda participou, no último dia 23, do programa Alto Astral, na TV Thathi, apresentado pela jornalista Patrícia Penteado. O profissional discutiu sobre como manter a boa forma para o verão. A íntegra da participação é encontrada abaixo. Mas antes de assistir, segue algumas dicas extras para conseguir a boa forma.
A estação mais quente do ano chega daqui a menos de um mês. É nessa época que as buscas na internet por emagrecimento aumentam, visto que as pessoas começam a dar início ao famoso “projeto verão”, tendo como objetivo o emagrecimento.
A tarefa é complicada, mas ao manter foco no objetivo e disciplina, a conquista não é impossível. Para isso, são necessários dois hábitos fundamentais: alimentação saudável, acompanhada de exercícios físicos.
Entretanto, é preciso ter cautela, tanto para aqueles que querem quebrar o ciclo de sedentarismo, quanto para as pessoas que pretendem aumentar a carga de atividade. Isso porque exceder os limites do corpo humano pode levar a diversas lesões, como canelite, fascite plantar, tendinite, dentre outras. Além disso, é importante sempre procurar um profissional.
Feito essa ressalva, é preciso dizer que qualquer atividade ou exercício físico é importante e faz bem tanto para o processo de emagrecimento, quanto à saúde, desde que realizados de maneira correta para evitar lesões.
Confira na íntegra da entrevista de Luccas Arruda no programa Alto Astral, na TV Thathi.
O sal é um dos temperos que não falta na nossa comida. É ele que dá um gostinho especial nas refeições e, qualquer mudança brusca, faz parecer que o alimento está sem sabor. Além disso, é importante para o funcionamento dos nossos sistemas corporais, atuando também na reposição de sódio, perdido no suor durante a prática de exercícios.
Porém, quando consumido em excesso, devido a sua capacidade de retenção de líquidos, o sal gera não só a sensação, mas de fato, faz com que as pessoas inchem. Todo este processo costuma acontecer, na maioria das vezes, nos pés e na barriga, levando até a sensação de maior peso nos locais.
O corpo humano nesses dias de intenso calor às vezes parece que está em chamas. Diante disso, não é incomum, após uma caminhada, chegarmos em alguma residência querer logo aquele copão de água. A sensação de alívio é quase que instantânea. Isso porque uma das propriedades do líquido é a manutenção da homeostase. Mas não é só! Atua também no processo de emagrecimento.
De acordo com o site Tua Saúde, a água tem a capacidade de manter o estômago cheio e, aparentemente, agir no metabolismo, responsável pela queima de calorias. Além disso, atua na regulação de alguns sistemas humanos importantes para a redução de medidas. O sistema excretor é um deles, ao estimular a expulsão de substâncias inúteis ou tóxicas pela urina ou fezes.
“A sua refeição tem que ser colorida”. Essa é a resposta mais comum quando a pergunta é sobre a maneira correta de criar um hábito de alimentação saudável. Contudo, não são as cores, de maneira literal, que vão ajudar na regulação do seu organismo ou na perda de peso, mas sim consumir a uma grande variedade de grupos alimentares, como frutas, legumes e verduras.
É importante para isso manter controlado o nível de carboidratos, gorduras e proteínas no seu dia a dia, evitar ao máximo frituras, bebidas alcoólicas e doces. Prefira alimentos naturais e evite ao máximo os processados, bem como beba bastante água.
Você pode gostara também: clique aqui e ouça a participação do Luccas Arruda no podcast Bate-Papo com Rodrigão.