Os hormônios produzidos durante um treino físico

20 de novembro de 2020

Quando nós praticamos exercício físico, nosso corpo está em constante trabalho, principalmente o nosso cérebro. Isso acontece pois enquanto nós estamos na ativa, ele produz diversos hormônios que mantém nosso organismo trabalhando da melhor maneira, juntando força física e mental. 

Sabemos que ao inserir uma rotina de atividades físicas no seu dia a dia, você traz diversos benefícios para a sua saúde. Entenda agora como isso funciona de verdade.

Hormônios liberados

GH

Um dos hormônios produzidos pelo exercício físico é o GH, mais conhecido como hormônio de crescimento, também é responsável pela queima de gordura. Quando praticamos atividades mais pesadas, como musculação, ele age como um agente anabólico de muito valor para o corpo. 

Ele facilita o crescimento muscular, também estimulando o crescimento dos tecidos musculares, ossos e cartilagem.

Apesar da sua produção ser intensificada durante o exercício físico, a maior parte é produzida durante a noite, mais especificamente durante o sono, então entenda que é muito importante o descanso.

Endorfina

A endorfina também é outro hormônio extremamente importante para a nossa mente e é produzida durante o exercício física, ela é responsável por aquele sentimento de bem estar, de recompensa.

Além da sensação do prazer, ela também diminui a dor e desconforto que você sente quando pratica muitos exercícios. 

Leia mais sobre a endorfina e outros hormônios benéficos para a mente aqui.

Cortisol

O cortisol é basicamente o hormônio do estresse, ele é produzido em grandes quantidades em situações de nervosismo. 

Altos níveis de cortisol podem causar diversos problemas como:

  • Perda de massa muscular
  • Dificuldade de aprendizagem
  • Lapsos de memória
  • Baixa libido 

Porém, níveis baixos de Cortisol também são prejudiciais a saúde:

  • Anemia
  • Fadiga
  • Falta de apetite
  • Dores musculares
  • Febre

Por isso é importante que através de atividades físicas você mantenha um nível controlado para que não haja sintomas ruins no seu corpo. Práticas como yoga, pilates, meditação, aliadas a uma boa alimentação e sono regulado são a chave para manter-se bem.

(Saiba como uma boa alimentação influencia seu corpo e mente clicando aqui)

Leptina (Hormônio da saciedade)

Responsável pela sensação de saciedade, a leptina é mais um dos hormônios controlados através da prática do exercício físico.

Ele é quem controla nosso metabolismo, regula nosso peso e apetite, e aumenta o uso da gordura reservada no nosso corpo para a queima de energia. Alimentos ricos em zincos e uma rotina regular de atividades, faz com que você aumente a quantidade dele no seu organismo.

Serotonina 

Mais conhecido como hormônio da felicidade, a serotonina atua no controle da libido, humor, sono, entre vários outros pontos. Alguns dos benefícios para o nosso organismo causados pela serotonina são: diminuição do estresse, alívio para dores de cabeça e crise de enxaqueca, melhora nos sintomas da TPM, sentimento maior de bem-estar e relaxamento. 

Ele também age na produção de GH e Cortisol (caso este esteja em um nível baixo, ajudando a equilibrar) 

Quando você entende como todo o sistema funciona enquanto você se exercita, fica muito mais fácil começar a praticar uma nova atividade, visando a sua saúde.

Gostou? Quer saber mais? Leia mais artigos no nosso blog, diversos posts com assuntos sobre bem estar, saúde, fitness e técnico, da melhor qualidade para você!

Hey, me dá uma moral no Instagram também e vem acompanhar meu conteúdo de pertinho! 🙂