Como o ganho de força muscular reduz o risco de mortalidade prematura?

22 de outubro de 2020

Capacidades Biomotoras são as várias capacidades físicas do corpo humano, as quais podemos e devemos aprimorar ao longo da vida. Tais capacidades de maneira geral, tem a função de aumentar o desempenho físico nas diversas formas de expressão motora.

Logo, há aquelas capacidades Biomotoras mais relacionadas ao Desempenho Esportivo, como a Força Muscular, Velocidade, Agilidade, Potência, Coordenação Motora e a Resistência Muscular (ou Aptidão Cardiorrespiratória). Se vocês observarem os esportes, sejam coletivos ou individuais, quem ganha as provas e competições, são aquelas pessoas (os campeões) melhores desenvolvidos em tais componentes.

Por outro lado, e que será o foco desta postagem, há aquelas capacidades Biomotoras relacionadas a melhoria e manutenção da saúde, tais como, a Aptidão Cardiorrespiratória, a Força Muscular e a Flexibilidade.

Inúmeras pesquisas com populações jovens ou idosas, saudáveis ou com alguma doença, como Obesidade, Diabetes, Hipertensão, Osteoporose, Câncer, Sarcopenia, vem demonstrando a mais de 20 anos, que realizar exercício físico tem efeito terapêutico na prevenção e no tratamento dessas comorbidades.

Em especial está a Força Muscular, que é a capacidade de vencer uma carga (ou um peso). Imaginem a importância de você, eu e todos terem força muscular quando ficarmos idosos. É vital para uma vida melhor e mais prolongada.

E foi isso que vários pesquisadores do Chile, Colômbia, Espanha e dos Estados Unidos observaram em um metaestudo multicêntrico com quase 2 milhões de pessoas (mais precisamente, 1.907.580 homens e mulheres).

Neste estudo, García-Hermoso e cols. (2018) avaliaram a Força de preensão manual e na extensora. As mulheres mais fortes apresentaram um risco 40% menor de mortalidade por qualquer causa. Já os homens mais fortes o risco foi 31% menor de mortalidade. 

Na força de pernas na extensora, em ambos os sexos maior força reduzia o risco de mortalidade em 14%. Sendo assim, fica evidente a importância de se treinar e ganhar força muscular. Não deixe para amanhã! 

Referência:
García-Hermoso A, et al. Muscular strength as a predictor of all-cause mortality in apparently healthy population: a systematic review and meta-analysis of data from approximately 2 million men and women. Arch Phys Med Rehabil. 2018 Oct;99(10):2100-2113.e5.
Colaboração: prof. Anderson Gregorio
Capacidades Biomotoras

E aí, gostou do artigo? Leia outras matérias no nosso blog, tratamos de assuntos sempre ligados a saúde e bem estar, tenho certeza que podemos te ajudar.

E não se esqueça de seguir o Luccas Arruda no Instagram.