A importância do exercício físico para a mente

3 de setembro de 2020

Ao falarmos de exercício físico, as primeiras coisas que vem à cabeça da maioria das pessoas é estética, saúde, e vários aspectos sempre voltados ao corpo… porém, você sabia que a prática de atividades físicas também traz diversos benefícios para a nossa mente?

É isso mesmo: exercitar-se pode ser uma grande vantagem para a sua saúde mental.
Conheça agora 4 benefícios para nossa mente através da prática de exercícios:

 

Exercício alivia o estresse

No dia a dia, somos expostos a diversas situações que podem nos causar muito estresse, seja no trabalho, no trânsito, em casa, contas, etc. Não bastasse isso, outro fator agravante do estresse acumulado é a situação totalmente inesperada em que estamos inseridos atualmente, com quarentena e isolamento social, na qual o estresse causado pelo confinamento nos deixa ainda pior.

Quando nosso corpo se estressa, produzimos uma carga desbalanceada de cortisol, muito menor que o normal. (O cortisol é o hormônio cujo a função é justamente a de ajudar o organismo a controlar o estresse, reduzir inflamações e contribuir para o funcionamento do sistema imune e manter os níveis de açúcar no sangue constantes, assim como a pressão arterial)

Em quantidades reduzidas, as consequências são extremamente prejudiciais ao nosso corpo, causando aumento de peso, dificuldade na aprendizagem, problemas com a memória, entre vários outros.

Com a prática de atividades físicas, aumentamos os níveis de cortisol, relaxando o corpo e mente. Assim, nós controlamos melhor o fluxo de nossos pensamentos, limpamos a cabeça e esquecemos um pouco os problemas que nos cercam.

 

Tenha um sono melhor

Sabemos que quando dormimos mal o dia parece não render, certo? Ficamos cansados, irritados, além das consequências para o organismo como fadiga, problemas hormonais, confusão mental, entre outros.

Quando se adere à prática de atividade física, você melhora a sua qualidade de sono, diminui a insônia e estabelece uma rotina para dormir. Tendo uma rotina pré-estabelecida, você previne-se dos chamados “distúrbios do sono” e seu corpo irá adormecer sempre na mesma hora.

 

Sinônimo de felicidade

A prática de exercícios físicos é literalmente sinônimo de felicidade, isso acontece porque este hábito influencia diretamente a produção dos nossos hormônios.

Um dos neurotransmissores mais conhecidos é a serotonina, responsável basicamente pela “sensação de alegria”, capaz de causar diversas boas influências e sentimentos positivos.

Alguns dos benefícios para o nosso organismo causados pela serotonina são: diminuição do estresse, alívio para dores de cabeça e crise de enxaqueca, melhora nos sintomas da TPM, sentimento maior de bem-estar e relaxamento.

A prática de exercício físico também atua na produção de dopamina, responsável pelo controle do nosso humor e do estresse, pelo controle das nossas funções motoras, exercício da nossa memória, melhora da concentração e também pelo apetite.

Por fim, a prática de exercício físico também produz endorfina, neurotransmissor que controla as funções do nosso sistema nervoso, causando relaxamento e amenizando o impacto de tensão no nosso sistema nervoso.

(Esses hormônios também ajudam no combate a depressão, tema que será abordado futuramente no blog, então fique ligado)

 

Disposição no seu dia a dia

Além de amenizar a tensão e relaxamento, a endorfina também ajuda muito a aumentar a auto-estima, o que consequentemente, nos deixa mais motivados para alcançar nossos objetivos.

Comece agora mesmo

Agora que os benefícios da atividade física para a mente foram explicados, que tal mudar sua vida para melhor, praticando exercícios alinhados para o seu bem estar?

Afinal, para o nosso “novo normal”, ter um psicológico forte e preparado para qualquer desafio é mais importante do que nunca.

Gostou? Siga o Luccas Arruda nas redes sociais para mais conteúdos e fique ligado no nosso blog! Acompanhe nossos posts semanais com os melhores conteúdos para a sua saúde e bem estar.