Nós estamos passando pelo Setembro Amarelo, um mês dedicado a prevenção da depressão e dos problemas que ela pode causar, portanto é importante nós nos mantermos informados e conscientizados em como evitá-la. Por isso, o exercício físico contra a depressão é um tema importantíssimo de ser tratado, pois muitas vezes a solução para amenizar o problema pode estar muito mais perto do que se imagina.
Por mais que às vezes a depressão pareça um inimigo invencível, você pode conter com uma grande aliado no combate a ela: Exercício Físico.
A prática do exercício físico é uma das principais formas de prevenir a depressão. Praticado com constância e de forma moderada (Indicamos que você peça ajuda a um profissional para desenvolver o treino ideal para você), traz benefícios para a sua saúde física e mental.
No quesito mente, ele diminui os níveis de ansiedade, stress, além de melhorar a sua autoestima e confiança.
Quando praticado, ele causa uma sensação de paz, tranquilidade, alívio da tensão, isso é causado pois ele libera endorfina, o neurotransmissor responsável pelo sentimento do prazer, do bem estar.
Como tudo o que causa prazer, se praticado com regularidade, o exercício físico causa dependência, porém, é a melhor das dependências, ou seja, quando você não praticar, seu corpo vai sentir falta e você vai voltar a praticar, liberando mais desse hormônio que nos causa tanto bem estar.
A importância da prática do esporte no combate a depressão, se dá pelo motivo de que ele te ajuda em diversos fatores, ou seja, além do sentimento de bem estar, o fato de saber que você está fazendo algo para si, para benefício próprio, ajuda muito na disposição e a elevar a sua autoestima e confiança.
Além disso, ele diminui drasticamente os níveis de estresse, por ter o efeito relaxante, descontrair a mente, relaxar o corpo, e esquecer os problemas que nos cercam no dia a dia.
Uma simples caminhada rápida de 20 a 30 minutos, de três a cinco vezes por semana, já é uma grande ajuda para diminuir o estresse e a tensão, claro, você deve estar atento a alguns pontos, como postura, ritmo de caminhada, relaxamento do corpo, lembrando sempre de respeitar os seus limites para que você volte mais estressado e tenso do que antes.
Ao fazer essa caminhada, respeite as condições do isolamento social, use máscara, leve álcool em gel, e leve em consideração as regras da sua cidade.
No entanto, se você não quiser sair, não se preocupe, você pode fazer muitas coisas dentro da sua própria casa, existem diversos exercícios e alongamentos que se encaixam nas limitações da quarentena.
Não precisa se limitar necessariamente a exercícios tradicionais (flexão, abdominal, entre outros), você pode simplesmente colocar a música que você gosta pra tocar e dançar, solta seu corpo, sem preocupações, dance, pule, isso além de queimar calorias e produzir endorfina, também vai fazer você dar um tchau pro estresse.
Eaí, gostou? O exercício físico é muito importante para o corpo e mente e sempre pode te ajudar, dá uma olhada no nosso blog, temos diversas matérias que vão te ajudar a seguir uma vida saudável.
Não se esqueça também de seguir o Luccas Arruda no Instagram.
Hey, não se esqueça, se você estiver passando por um momento difícil, procure a ajuda de profissionais, não tenha medo ou vergonha, ele vai te ajudar a sair dessa, pode confiar!