Malhar é bom, mas alimentar-se corretamente é essencial. Que tal uma Dieta Detox para dar aquela força e ajudar o organismo a recuperar-se plenamente? Afinal, após as festas, o merecido descanso e toda a curtição do início do ano, nada melhor do voltar à ativa nos treinos e exercícios com força total, não é mesmo?
Nessas horas, mais do que o foco na atividade, é preciso estar atento a todo o ritmo diário, e isso certamente inclui as refeições, que precisam ser balanceadas e saudáveis, com todos os elementos essenciais que o corpo vai exigir antes, durante e depois dos treinos.
“Dieta Detox” de verdade
Mas não se engane: a ideia geral de uma Dieta Detox bem feita não é simplesmente cortar calorias, muito menos nutrientes, nem promover um estresse e desgaste para “queimar tudo”. Além de não ser saudável, isso pode ser até perigoso. O importante é ter equilíbrio e valorizar os alimentos corretos.
Além disso, o corpo está em constante processo de “desintoxicação”, ou seja, seus órgãos , como fígado e rins, já trabalham exatamente para isso, e o segredo é ajuda-los a desempenhar melhor suas funções.
É aí que entra a verdadeira parte “detox” de qualquer dieta: se você incluir na alimentação certos ingredientes e respeitar o seu organismo, eles vão reforçar a ação do seu próprio corpo no processo de limpeza e desintoxicação natural, promovendo saúde e bem-estar!
Não se deixe levar por processos agressivos, que podem até parecer saudáveis, mas no fim acabam levando à desnutrição, desidratação e desequilíbrio do seu organismo.
7 Dicas
Pensando nisso, elaborei essas 7 dicas para você montar a sua própria “Dieta Detox” de uma forma saudável e sem comprometer o equilíbrio nas refeições.
Tempo é essencial
Um outro detalhe que muitos não seguem é o período ideal: por mais que pensemos em uma “Dieta Detox de X dias”, é mais importante adotar uma dieta detox constante do que apenas fazer uma por um curto período e depois voltar aos velhos e maus hábitos.
Ainda assim, não se martirize se achar isso muito difícil! Se você ainda estiver muito ligado aos velhos hábitos, vale a pena tentar adotar boas recomendações por um curto período, como 7 dias apenas. Ao final, você verá os ganhos em disposição e motivação, e de repente conseguirá aos poucos trazer mais rotinas positivas para a sua rotina habitual.
Gostou dessas dicas? Então lembre que a Dieta Detox não vai fazer milagres sozinha, e que o acompanhamento profissional é sempre uma forma segura e responsável de cuidar do corpo. Por isso, considere sempre uma visita ao nutricionista, e reserve sempre no seu calendário momentos para um checkup médico ao longo do ano.
E claro, um profissional de educação física será sempre uma ótima companhia se você busca resultados focados, qualquer que seja o seu objetivo, como perda de peso, ganho de muscular, resistência física e desempenho e, claro, saúde!
Para curtir mais conteúdos de saúde e bem-estar, siga-nos também no Instagram!
Um grande abraço e até breve!