Dieta Detox para recuperar o ritmo!

28 de janeiro de 2021

Malhar é bom, mas alimentar-se corretamente é essencial. Que tal uma Dieta Detox para dar aquela força e ajudar o organismo a recuperar-se plenamente? Afinal, após as festas, o merecido descanso e toda a curtição do início do ano, nada melhor do voltar à ativa nos treinos e exercícios com força total, não é mesmo?

Nessas horas, mais do que o foco na atividade, é preciso estar atento a todo o ritmo diário, e isso certamente inclui as refeições, que precisam ser balanceadas e saudáveis, com todos os elementos essenciais que o corpo vai exigir antes, durante e depois dos treinos.

“Dieta Detox” de verdade

Mas não se engane: a ideia geral de uma Dieta Detox bem feita não é simplesmente cortar calorias, muito menos nutrientes, nem promover um estresse e desgaste para “queimar tudo”. Além de não ser saudável, isso pode ser até perigoso. O importante é ter equilíbrio e valorizar os alimentos corretos.

Além disso, o corpo está em constante processo de “desintoxicação”, ou seja, seus órgãos , como fígado e rins, já trabalham exatamente para isso, e o segredo é ajuda-los a desempenhar melhor suas funções.

É aí que entra a verdadeira parte “detox” de qualquer dieta: se você incluir na alimentação certos ingredientes e respeitar o seu organismo, eles vão reforçar a ação do seu próprio corpo no processo de limpeza e desintoxicação natural, promovendo saúde e bem-estar!

Não se deixe levar por processos agressivos, que podem até parecer saudáveis, mas no fim acabam levando à desnutrição, desidratação e desequilíbrio do seu organismo.

7 Dicas

Pensando nisso, elaborei essas 7 dicas para você montar a sua própria “Dieta Detox” de uma forma saudável e sem comprometer o equilíbrio nas refeições.

  1. Beba bastante água. Parece uma dica simples, não é mesmo? Mas a verdade é que muitas pessoas acabam negligenciando esse fator e não incorporam de fato o consumo de água em suas vidas!
  2. Valorize produtos naturais como cereais integrais, nozes, frutas e vegetais frescos e aqueles minimamente processados, que tem algum preparo como moagem, limpeza e seleção, mas ainda são basicamente alimentos naturais. Veja aqui alguns dos alimentos que não podem faltar na sua mesa!
  3. Diminua os alimentos processados, ou seja, aqueles são fabricados com algum processo industrial, e que geralmente têm adição de sal, açúcar, óleo, etc, como alimentos em conserva, pães, carnes defumadas, entre outros. E, sempre que possível, corte de vez os ultra processados, aqueles que são altamente industrializados, com inúmeros ingredientes artificiais, como salgadinhos, refrigerantes, macarrão instantâneo, entre outros.
  4. Diminua o sal e diga adeus ao açúcar refinado. O primeiro, em excesso, provoca pressão alta e pode levar a problemas renais, arteriais e cardiovasculares. Já o açúcar refinado ajuda no ganho de peso, que está associado não só à diabetes, mas a doenças cardiovasculares, infarto e outros problemas! Procure outros açúcares menos processados como o cristal, demerara e o açúcar mascavo.
  5. Cafeína e álcool: use com moderação. Um pouco de café por dia pode ser benéfico, mas se você tomar muita cafeína, os resultados colaterais podem variar de insônia a dores de estômago e ansiedade.
  6. Modere também as bebidas alcoólicas. O álcool é metabolizado pelo fígado e ele pode sofrer consequências sérias com o abuso. isso não significa cortar por completo aquele “cafezinho” nem o happy hour, mas que tal às vezes dar mais espaço para um suco natural?
  7. Aposte na variedade: uma dieta balanceada é essencial e por isso variar nas composições das refeições é o caminho para não incorrer em excessos nem deficiências. Sempre tenha ao longo do dia alimentos ricos em proteína, gorduras “boas” ou insaturadas, grãos, frutas e vegetais. A quantidade de opções alimentares para cada grupo destes é imensa!

Tempo é essencial

Um outro detalhe que muitos não seguem é o período ideal: por mais que pensemos em uma “Dieta Detox de X dias”, é mais importante adotar uma dieta detox constante do que apenas fazer uma por um curto período e depois voltar aos velhos e maus hábitos.

Ainda assim, não se martirize se achar isso muito difícil! Se você ainda estiver muito ligado aos velhos hábitos, vale a pena tentar adotar boas recomendações por um curto período, como 7 dias apenas. Ao final, você verá os ganhos em disposição e motivação, e de repente conseguirá aos poucos trazer mais rotinas positivas para a sua rotina habitual.

Gostou dessas dicas? Então lembre que a Dieta Detox não vai fazer milagres sozinha, e que o acompanhamento profissional é sempre uma forma segura e responsável de cuidar do corpo. Por isso, considere sempre uma visita ao nutricionista, e reserve sempre no seu calendário momentos para um checkup médico ao longo do ano.

E claro, um profissional de educação física será sempre uma ótima companhia se você busca resultados focados, qualquer que seja o seu objetivo, como perda de peso, ganho de muscular, resistência física e desempenho e, claro, saúde!

Para curtir mais conteúdos de saúde e bem-estar, siga-nos também no Instagram!

Um grande abraço e até breve!