Nem sempre é fácil sair de casa, ou mesmo do sofá, e dedicar parte do seu tempo aos exercícios físicos, e ter motivação para se exercitar mesmo nestas horas é essencial. Mas como fazer isso? Vou passar algumas dicas que funcionam sempre que preciso treinar e não estou com toda aquela vontade.
Afinal de contas, o que te trouxe até aqui? Porque você começou a se exercitar, em primeiro lugar? Propósito é muitas vezes o que nos impulsiona em busca de algum objetivo. Se você começou a malhar para perder peso, se a ideia era aumentar a massa muscular, ou a resistência física, qualquer que seja o objetivo, tenha-o em mente, especialmente nos dias em que estiver difícil sair da cama. Mantenha o foco nos objetivos que deseja alcançar.
Quando falta a vontade de fazer o que você havia planejado, em vez de simplesmente ficar parado, alterne para uma atividade mais prazerosa. Se nos dias mais para baixo você não quer malhar pesado, por exemplo, é possível mudar a agenda e realizar alguma outra coisa, como praticar um esporte, fazer um bom alongamento, uma caminhada, e por aí vai.
Naqueles dias terríveis, em que não há vontade de fazer nada, nunca diga a si mesmo que hoje não vai dar. Procure sempre uma alternativa para realizar ao menos uma pequena parte da “tarefa” de se exercitar.
Se você vai caminhar ou vai à academia, por exemplo, diga a si mesmo: “vou apenas colocar a roupa de treino”. Após isso, veja de “apenas” calçar os tênis, depois ir até a porta e, quem sabe, “apenas” ir até a esquina. Aos poucos, você vai se motivando e, quando vê, já está em casa de volta realizado, com a sensação de missão cumprida, após mais um dia de treino!
Não adianta começar a se exercitar e achar que em duas semanas será o melhor, o mais forte, o mais rápido naquilo que deseja. Entenda que todo tipo de treinamento envolve uma curva de crescimento, e ela só vai sustentar-se e progredir com a sua dedicação. Ainda assim, para não achar que os resultados nunca chegam, coloque-se metas e formas de checar a sua evolução. Vá aumentando aos poucos o tempo dedicado, a distância percorrida, a qualidade e quantidade do que estiver fazendo.
Se “apenas” treinar for complicado, talvez associar outras atividades possa lhe ajudar a realizar a tarefa. O “ajudante” mais comum dos exercícios é a música, porque ajuda a distrair, mas existem vários outros recursos que podem ser usados, como os podcasts e audiolivros, que podem ser ouvidos, ou mesmo na frente da TV, para quem estiver realizando uma atividade como a ginástica e o alongamento em casa, e até mesmo em algumas academias é possível encontrar essa opção.
Viu só? Encontrar a dose certa de motivação para se exercitar não precisa ser nenhum grande problema, desde que você saiba onde e como procurar.
Grande abraço!
Nem sempre é fácil sair de casa, ou mesmo do sofá, e dedicar parte do seu tempo aos exercícios físicos, e ter motivação para se exercitar mesmo nestas horas é essencial. Mas como fazer isso? Vou passar algumas dicas que funcionam sempre que preciso treinar e não estou com toda aquela vontade.