Como começar a se exercitar hoje mesmo!

19 de fevereiro de 2021

Começar a se exercitar envolve uma mistura de força de vontade, prioridades e organização, mas como conseguir de fato quebrar a barreira” que existe entre o sedentarismo e uma vida mais ativa? A verdade é que a resposta envolve diferentes fatores, mas sobre todos eles podemos nos posicionar e transformar nossas rotinas.

Pensando em quem ainda está parado, mas pretende dar um “start” na sua vida de treinos e preparo físico, separei algumas dicas essenciais que vão te dar uma ajuda a mudar de rotina.

Veja elas:

1. Entenda o que te motiva

Você quer emagrecer? Quer ganhar massa muscular? Quer ter condicionamento para praticar esportes melhor? O que te faz querer começar a se exercitar? Ter consciência dos seus objetivos é o primeiro e mais forte motivador para começar a se exercitar. É essa meta principal que vai servir como impulso inicial. Com o tempo, você pode até mudar de objetivo, e isso não é um problema. O importante é ter sempre e mente o que te motiva a estar ali.

2. Varie a intensidade dos exercícios

Alguns dias serão melhores, outros nem tanto. Não tente extrair o máximo de si todos os dias. Ao começar a se exercitar, é mais importante ter frequência do que intensidade, já que será a disciplina de treinar sempre que vai te levar adiante. Assim, não se preocupe em pegar mais leve alguns dias, e mais forte em outros. Isso também ajuda o corpo a se adaptar aos poucos à nova rotina de exercícios.

3. Encontre o seu melhor horário

De manhã? À noite? Durante a tarde? Antes do trabalho? Depois da novela? Cada pessoa tem um relógio biológico próprio e respeitar o seu tempo de fazer as coisas te ajudará a ter maior disposição não só para iniciar, mas também para manter os exercícios depois que começar!

4. Flerte com vários, atenha-se a um

Durante os treinos, você certamente descobrirá de quais mais gosta e quais aprecia menos. Experimente diferentes formas de exercitar os mesmos grupos e fique com aquela que lhe trouxer maior satisfação. Uma vez que descobrir quais são, treinar ficará mais leve e satisfatório.

5. Seja bom no básico

Muitas vezes, menos é mais. Para começar a se exercitar bem não é preciso ter controle sobre dezenas de treinos diferentes, muito menos ser um expert em cada um. Se você fizer um conjunto básico de atividades de forma bem feita e equilibrada, será mais eficaz e satisfatório do que inventar um sem número de variações e inovações que só vão ajudar a perder o foco do objetivo principal.

6. Evite os excessos quando começar a se exercitar

Todo excesso é ruim, e no caso de exercícios e treinos, pode levar a resultados inconvenientes como lesões – algumas bem sérias. Os excessos costumam ocorrer justamente pelo excesso de confiança, ansiedade e falta de autocontrole. Tenha paciência e saiba que o domínio de qualquer atividade ocorre com o tempo, e não do dia para a noite.

7. Reúna os acessórios

Não importa qual é a modalidade que escolheu para começar a se exercitar, ela certamente envolve algum tipo de acessório ou equipamento especial. Mesmo as que parecem mais simples ainda vão envolver equipamentos dedicados em algum nível (shorts e blusas, luvas, óculos, tênis, roupas de banho, shorts, etc). É claro que não é preciso gastar todo o seu dinheiro em acessórios ultramodernos, mas adquirir o básico – mesmo que ao longo do tempo – já lhe dará a confiança de estar buscando fazer bem aquela atividade e de estar integrado ao universo daquela modalidade.

8. Não fique sozinho

Está difícil manter a motivação? Muitas vezes começar a se exercitar é fácil, mas é preciso ter alguém com quem contar para continuar. Um parceiro pode ser a mudança necessária, seja um amigo ou parente, capaz de estar lá para te acompanhar. Note que a pessoa não precisa necessariamente ser um parceiro de exercícios, mas sim um motivador, capaz de oferecer aquela força nos dias em que não estiver tão a fim de treinar.

9. Considere ter um treinador

Após todos os esforços, muitas vezes ainda precisamos daquele fator “extra” que une motivação, conhecimento e dedicação exclusiva. Nessas horas, ter um treinador muda tudo: ele estará sempre lá por você, vai acompanhar sua progressão e orientar seus passos para que o seu desenvolvimento possa ocorrer dentro de um plano, sempre de acordo com os seus interesses.

Gostou das nossas dicas e quer começar a se exercitar agora mesmo? Então vá em frente, e não deixe de curtir nossas redes sociais para manter-se por dentro do melhor conteúdo sobre um estilo de vida fitness e saudável.

Grande abraço!