Como lidar com a dor pós treino

27 de novembro de 2020

Quem pratica exercício físico provavelmente já lidou com dores musculares após um treino, principalmente o iniciante, aquela primeira semana difícil na academia, que você fica todo dolorido, isso muitas vezes se torna algo desanimador para conseguir criar uma rotina fitness.

Por isso hoje vamos te ensinar como lidar com essa dor muscular após o treino, para que você consiga se adaptar melhor a essa nova vida.

 

O que é essa dor?

Essas dores que nós sentimos após os treinos, são resultados dos nossos esforços, literalmente “no pain, no gain”, ela é a resposta dos músculos para reparar os danos, afinal, o treino nada mais é do que você criar microlesões nos seus músculos para eles melhorarem naturalmente, assim acabam crescendo. 

Ou seja, essas dores são completamente naturais, e na maior parte das vezes, é um sinal de que seu exercício está dando resultado (Você deve ficar atento na intensidade da dor e quanto tempo ela dura, pois isso pode indicar de fato uma lesão séria).

 

Como prevenir ela?


Alimentação

Sabemos que uma alimentação balanceada é a chave para um corpo e mente saudável, e neste caso não é diferente.

Se alimentar nos horários corretos, mantendo uma dieta equilibrada, com carboidratos de baixo índice glicêmico, proteínas como frango, ovos e carnes magros, são essenciais para a recuperação das fibras, fazendo com que o músculo se recupere mais rápido.

Uma ótima escolha também é optar por alimentos ricos em ômega 3, magnésio e Vitamina C, pois eles contém propriedades anti-inflamatórias, que ajudam a aliviar as dores.

 

Suplementação  

Uma suplementação correta, indicada por um profissional, é extremamente importante, pois eles atuam diretamente no fortalecimento e recuperação dos músculos.

 

Descanso 

Uma boa noite de sono é essencial para a recuperação do seu corpo, pois é durante o sono que nossos músculos descansam e podem ser submetidos a novos exercícios sem o risco de uma lesão por fadiga.

 

Como diminuir a dor


Gelo

A melhor maneira é já aplicar o gelo nos locais que serão exercitados, onde geralmente mais dói, pois isso já começa um tratamento para a dor natural, e se após o treino as dores vierem intensas, aplique gelo nos locais doloridos, pois ele funciona como um antiinflamatório natural.

 

Atividades que recuperam

Exercícios leves, como Yoga, caminhada, bicicleta em ritmo moderado, estes exercícios alongam os músculos, além de fazer com que eles descansem, pois estas atividades não exigem muito esforço muscular, por serem de menor intensidade que um treino na academia.

 

Respeite o seu limite

Não adianta querer exagerar na carga, mostrar para todos que você consegue pegar muito peso, pois isso só faz mal a sua saúde. 

Respeite os intervalos, dias de descanso, sinais de fadiga do seu corpo, se necessário, aumente a quantidade de treinos, mas nunca a quantidade de carga maior do que você pode aguentar.

Uma lesão gerada por excesso de carga pode te deixar longe dos exercícios por semanas e até mesmo meses, tome cuidado.

Lembre-se que o treino mais indicado é aquele elaborado por um Personal Trainer (Entenda a importância deste profissional nesse post) , pois assim você terá uma série definida por um profissional, que entende seu corpo, respeita os seus limites e sabe o que é melhor para você, assim os objetivos se tornam mais fáceis de serem atingidos, sem colocar a sua saúde em risco.

 

Eaí, gostou do artigo? Leia outras matérias no nosso blog, tratamos de assuntos sempre ligados a saúde e bem estar, tenho certeza que podemos te ajudar.

E não se esqueça de seguir o Luccas Arruda no Instagram.