Atividade física e vacina: pessoas ativas respondem melhor à imunização contra Covid

31 de agosto de 2021

Em estudo, pesquisadores identificaram que participantes que fizeram atividade física por pelo menos 150 minutos por semana tiveram melhor resposta de anticorpos após vacinação

Quem faz atividade física responde melhor à vacina contra a Covid-19 e produz mais anticorpos. Este é mais um item na lista de benefícios para a saúde, que também inclui: combate ao excesso de peso, redução da pressão arterial, ajuda no controle da glicemia, diminuição do estresse e sensação de bem-estar, por exemplo. 

Como está a sua rotina? Saiba que quem faz exercício regularmente tem um organismo que reage melhor à imunização. Esta é a conclusão de um estudo realizado pela Universidade de São Paulo (USP) publicado recentemente na plataforma Research Square. 

A pesquisa ainda está sem revisão por pares, ou seja, por outros especialistas — o que é parte normal no andamento do processo científico.

O estudo foi realizado com 1.095 voluntários imunizados com as duas doses da vacina CoronaVac. Foi identificado que os participantes que fizeram pelo menos 150 minutos de atividade física por semana tiveram uma melhor resposta de anticorpos para Covid-19 após a vacinação.

Um outro grupo considerado sedentário, por passar mais de 8 horas sentado ou deitado, teve uma resposta imunológica menor. Os pesquisadores levaram em conta todos os tipos de atividade física, como caminhada, corrida, passear com o cachorro, limpar a casa, cuidar do jardim, lavar roupa à mão, realizar consertos e musculação, por exemplo. 

Indo ao encontro da pesquisa da USP, um outro estudo, este publicado na revista científica Sports Medicine, reforça que para fortalecer as ações das vacinas é necessário suar a camisa. Uma pessoa que faz atividade física com frequência, por exemplo, possui 50% mais chances de produzir mais anticorpos após a imunização do que um sedentário. 

Quanto tempo de atividade física devo fazer por dia?

Segundo o estudo da USP, o simples fato de manter-se ativo e realizar o mínimo de atividade física já produz alguma resposta positiva no organismo. Além disso, também foi observado que quanto mais movimento, melhor. As respostas mais consistentes da pesquisa foram vistas entre os participantes que realizavam 50 minutos ou mais de exercício diariamente.

Durante o dia a dia, você tem se movimentado por quanto tempo? Para ajudar e incentivar os leitores, já mostrei aqui no blog como ter mais motivação para se exercitar — com dicas fundamentais para quem quer treinar, mas não está com toda aquela vontade — e, também, qual é o esporte mais completo que existe. Você sabe qual é? Confira clicando aqui!

“Posso realizar exercício físico depois de tomar a vacina contra a Covid-19?”. Com o avanço da imunização no país, esta é uma das dúvidas mais frequentes que ouço sobre o assunto. E a resposta mais simples e direta é: “Sim, você pode e deve tomar!”. Veja aqui a explicação mais detalhada sobre o tema.

Agora você já sabe: atividade física é fundamental à saúde!

Que tal começar uma atividade física hoje mesmo? O importante é começar! E cada pequeno movimento é muito importante nesse processo para ter uma vida saudável. Comece a se exercitar por 10 ou 20 minutos diariamente e aumente a duração da prática gradualmente. Busque sempre evoluir todos os dias! 

Quando pensamos em resultados, ter a ajuda de um profissional de educação física é sempre recomendada para coordenar, planejar e supervisionar o desenvolvimento de seus alunos. Se você quiser mais dicas e informações, siga o Luccas Arruda no Instagram e fique por dentro do assunto! Estou à disposição.

Busque sempre sua melhor versão. Sai pegando! 

Grande abraço e até a próxima!