Alimentação saudável, mente saudável

1 de outubro de 2020

O nosso cérebro é o que mantém o corpo funcionando, e ele nunca para (nunca mesmo). Até quando dormimos para descansar o corpo e repor as energias, ele continua trabalhando produzindo hormônios, massa muscular, e executando outras funções. Então, para que ele se mantenha sempre funcionando corretamente, ele precisa de combustível, não é?

Esse combustível nada mais é do que os nutrientes provindos dos alimentos que consumimos durante o nosso dia, desta forma a qualidade do que consumimos interfere diretamente no funcionamento do nosso cérebro.

Afinal, se você come alimentos ricos em proteínas, minerais, vitaminas, você vai estar dando o melhor para o seu cérebro, no entanto, quando você consome muitos alimentos processados, gordurosos, com muito sódio ou açúcares, você está oferecendo coisas ruins para ele.

Habitue-se a uma rotina com alimentos saudáveis

O primeiro passo é instituir no seu dia a dia, uma rotina com alimentos saudáveis nas refeições faz toda a diferença, pois além de ajudar a mente, ainda previne diversas doenças como diabetes, hipertensão, problemas cardíacos, obesidade, entre outras comorbidades.

Frutas e legumes são alimentos recomendados para serem ingeridos todos os dias, além de serem benéficos para o nosso corpo, um estudo realizado pelo pesquisador Redzo Mujcic, indica que o consumo diário desses alimentos tem ligação direta com o aumento da felicidade.

Isso acontece devido a vitaminas presentes em algumas frutas e vegetais que podem influenciar diretamente na produção da serotonina, hormônio responsável pelo sentimento de felicidade, bem estar, etc.
(Fonte: https://veja.abril.com.br/saude/comer-frutas-e-vegetais-aumenta-a-felicidade/)

Saiba o que comer 

Uma das proteínas favoritas do nosso cérebro é a glicose, pois ela é a principal fonte de energia do nosso cérebro.

Isso acontece pelo fato de que o cérebro consome uma quantidade de sangue 10 vezes maior que os outros músculos e não consegue armazenar glicose para momentos posteriores, portanto, toda glicose que ele utiliza para se manter funcionando, vem da ingestão externa.

Isso quer dizer que eu devo comer bastante doce? Não! Pois em excesso, a glicose faz mal para o nosso organismo, causando problemas como a epilepsia.

Veja alguns alimentos que são ricos em glicose:

  • Cenoura
  • Beterraba
  • Laticínios
  • Cereais

Fuja da gordura trans

Presente em diversos alimentos que nós consumimos no cotidiano, a gordura trans é uma verdadeira vilã, pois além de causar diversos danos para o nosso corpo como colesterol alto, espinhas, entre outros. Estudos também indicam que ao longo dos anos o consumo excessivo deste tipo de gordura pode influenciar no desenvolvimento de quadros de depressão.

Como a gente sabe que é impossível se livrar totalmente dela, nós listamos alguns produtos que podem apresentar altas concentrações dessa gordura para que você evite e diminua o consumo:

  • Sorvetes
  • Batata congelada
  • Salgadinhos
  • Margarinas sólidas
  • Bolacha recheada

Nota-se que com novas regulamentações que entraram em vigor, a gordura trans foi retirada de diversos tipos de produtos, onde as empresas foram obrigadas, por órgãos de saúde, a diminuir ou zerar a quantidade de gordura trans em determinados alimentos.

Alimentos que não podem faltar na sua dieta

O consumo de alimentos ricos em proteínas estimulam muito a produção de neurotransmissores, você pode encontrar essas proteínas ao consumir peixe, carnes magras e ovos.

Ômega 3
O famoso ômega 3 é muito importante e devemos tentar sempre incluir ele na nossa alimentação, pois além de fazer bem para o coração, ele também influencia nosso humor e a felicidade. Ele está presentes em alimentos integrais, frutos do mar, peixes, laticínios, carnes, ovos e também em sementes como cânhamo, linhaça, lichia.

Oleaginosas
Nozes, amêndoas, castanha do pará, são sementes que produzem selênio, um antioxidante que ajuda no combate a sintomas da depressão.

Óleo de peixe
Recomendado desde os especialistas até pelas avós, o óleo de peixe é algo que deve se manter presente na sua dieta, é um grande agente contra doenças degenerativas e no combate a ansiedade e depressão. (Apesar de ser possível comprar em cápsulas, é recomendado o consumo de peixe)

Eaí, curtiu? Entendeu a importância de se manter uma alimentação saudável não só para o corpo, mas para a mente também? Se quiser saber mais, dá uma olhada em outras matérias do nosso blog, temos diversos conteúdos que vão ajudar você a levar uma vida mais saudável.

E não se esqueça de seguir o Luccas Arruda no Instagram


Veja como o exercício físico é importante no combate a depressão