Ainda no clima olímpico? Conheça os 7 esportes que mais queimam calorias e ajudam a perder peso!

13 de agosto de 2021

Saiba agora quais são as melhores modalidades para praticar e emagrecer rápido, mesmo não sendo atleta

A Olimpíada de Tóquio 2020 chegou ao fim. Durante quase 20 dias, foi possível acompanhar a alta performance dos atletas e histórias de superação. O Brasil, por exemplo, alcançou o seu melhor resultado na história dos Jogos Olímpicos: 21 medalhas. A gente vibrou com o país e, para muitos, foi o estímulo necessário à prática de atividade física e à saúde. Mas você sabe quais são os esportes olímpicos que podem ajudar a emagrecer e manter uma vida saudável?

As olimpíadas nos apresentam competidores que dão um show de garra e superação. Às vezes, dá até falta de fôlego só de assistir. Não é mesmo? E aquele esporte que parece distante de nossa realidade e impossível de praticar, na verdade, não é. É o caso desses sete esportes que selecionei para qualquer pessoa encarar sem grandes desafios. Leia o texto até o fim e escolha o seu preferido!

Esportes olímpicos para perder peso

Primeiro, é importante destacar que a quantidade de calorias queimadas em uma atividade depende do peso do praticante e intensidade do exercício. Os números apresentados abaixo são referentes a uma pessoa de 70 kg. Nesse link você encontra uma tabela (em inglês) detalhando a quantidade estimada de calorias que cada esporte queima, com dez níveis de pesos diferentes (de 51 kg a 108 kg).

Também ressalto a necessidade de fazer algo por amor e de encontrar o prazer no que se propõe a praticar — o que torna a atividade mais intensa e duradoura. Com esses simples atos, milhares de efeitos hormonais atuam espetacularmente favorecendo o seu corpo e seus resultados. Combinado?!

7º - Natação

A natação é um dos esportes mais completos para o corpo humano. A modalidade exige força de resistência muscular e pulmonar que em diversas outras atividades não há possibilidade, além de ser um exercício extremamente refrescante. Em 30 minutos é possível queimar 343 calorias — o equivalente a um sanduíche de queijo quente. A natação exige um considerável gasto energético e, por isso, é uma das alternativas para quem busca perder peso.

6º - Futebol

O esporte mais popular do Brasil e uma paixão nacional. Meia hora em campo (ou quadra) é o tempo necessário para queimar 350 calorias. Este número representa, por exemplo, um milkshake de baunilha. Em uma partida de futebol são trabalhados braços, ombros, pernas e quadris de forma intensa. E, moderadamente, costa e core (músculos da região central do corpo).

5º - Taekwondo

O taekwondo oferece um estímulo vigoroso para os músculos centrais e parte inferior do corpo. O esporte exige constante movimentação de giros e saltos ininterruptos e trabalha a coordenação física e motora, flexibilidade, equilíbrio e concentração. Também é possível adquirir força muscular para prevenir lesões futuras. Já compartilhei aqui no blog os benefícios das artes marciais para o corpo e a mente, como esta modalidade. Em um treino de 30 minutos é possível queimar 360 calorias — o equivalente a duas tulipas de chope. 

4º - Judô

O judô exige consideravelmente força da parte superior do corpo e, assim como no taekwondo, em 30 minutos é possível queimar 360 calorias. É uma arte marcial de tração muscular e projeção altamente dinâmica, de movimentações rápidas com uma força isométrica de músculo brutal. Esta modalidade também emagrece e ajuda no ganho de força e condicionamento físico. Outros benefícios são a agilidade de raciocínio e ação, elasticidade e a resistência.

3º - Ciclismo

O ciclismo alivia o estresse, protege o coração e aumenta a concentração, entre outros benefícios. É uma modalidade interessante, pois trabalha em flexão de tronco e toda a musculatura do core é acionada, gerando alta proteção e definição estética. Com esta atividade você movimenta as pernas, glúteos e coxas, sendo possível em 30 minutos queimar cerca de 420 calorias, ou seja, o equivalente a duas fatias de pizza de calabresa. Vamos pedalar e, além de perder peso, contribuir com a mobilidade urbana?

2º - Boxe

O boxe foi a grande modalidade do Brasil nas Olimpíadas de Tóquio 2020. Foram três medalhas: ouro, prata e bronze, além de outros dois boxeadores parando nas quartas de final. A modalidade trabalha a musculatura dos membros superiores e abdômen, podendo queimar 448 calorias (um bife à parmegiana) em 30 minutos. Apesar do boxe ter poucos movimentos em relação às outras artes marciais, os coachs criam treinos de força explosiva impressionantes que exigem cognição apurada.

1º - Atletismo

Nos Jogos Olímpicos foram apenas dois bronzes, mas entre as modalidades que mais ajudam a perder peso, o atletismo é ouro! Meia hora correndo em uma velocidade de maratona (cerca de 6 quilômetros por minuto) é possível queimar 465 calorias — o equivalente a dois bifes fritos de 100 gramas. 

A atividade deixa os BPMs (batimentos por minuto) elevados quase durante todo o treino e, com isso, exige obrigatoriamente desde o início o desenvolvimento da musculatura, para prevenir lesões. Entre os benefícios do esporte estão a redução da gordura corporal e a melhoria na qualidade do sono.

Qual o seu esporte favorito para perder peso?

Você pratica ou já pensou em fazer alguma dessas modalidades? Se você tem interesse, a indicação é buscar uma academia ou um professor particular. Ter um profissional ao seu lado é sempre a melhor forma para conseguir ótimos resultados e atingir seus objetivos, como perder peso. Se quiser saber mais sobre o assunto, entre em contato comigo. Estou à disposição!

Forte abraço e busque o seu melhor. Sai pegando!